top of page

São Paulo Antiga


Quem vem da região da Barra Funda em direção da Lapa, não deixa de notar a belíssima construção localizada no lado esquerdo da hoje tão esquecida rua Guaicurus, na zona oeste da cidade de São Paulo. A rua que no passado fervilhava de pessoas, comércio intenso e também muita atividade fabril, hoje é um aglomerado de casas vazias, prédios e galpões abandonados e muita pichação. Porém, no meio de tanta tristeza a alegria e a beleza ainda brilha e atende pelo nome de União Fraterna.História: A Sociedade Beneficente União Fraterna tem laços antigos com a cidade e com o desenvolvimento da região. Fundada em 21/10/1925 com a fusão de duas entidades anteriores, a Sociedade Ítalo Brasileira de Mútuo Socorro (de 1907) e a Mútuo Socorro Centro Operário (de 1922), inicialmente chamou-se Sociedade de Mútuo Socorro União Fraterna da Água Branca. Esta denominação manteve-se até 1976 quando teve seu nome simplificado para Sociedade Beneficente União Fraterna.

A jovem organização fundada em 1925 logo iria destacar-se na sociedade paulistana, através das suas atividades institucionais que tanto ajudaram a coletividade, como a prestação de assistência médica gratuita ou de baixo custo, muito antes da existência dos planos de saúde, atividades filantrópicas, beneficentes e de promoção humana, além de ensino de datilografia (hoje digitação) e inúmeras atividades recreativas, como bailes, festas e eventos especialmente destinados à terceira idade. Desde seu princípio a atenção à coletividade carente e necessitada foi uma de suas atividades fundamentais. A rápida ascensão da União Fraterna iria permitir que 9 anos depois de sua fundação o belíssimo prédio de sua sede, na Rua Guaicurus, fosse inaugurado com muita pompa e orgulho no ano de 1934. Desde então o prédio é uma das mais belas construções da Lapa antiga, tendo sido reconhecida como uma das “10 Maravilhas da Lapa” pelo Rotary. Tombado pelo CONPRESP como patrimônio histórico da Cidade de São Paulo desde 1994, o prédio possui dois pavimentos e aproximadamente 1258 metros quadrados, assim distribuídos:

  • Pavimento térreo: Escritório da Administração e 5 lojas alugadas a terceiros

Pavimento superior: Onde está localizado o magnífico salão social.

O tombamento e as dificuldades:

Ser proprietário de um imóvel tombado, como o da União Fraterna é motivo de orgulho, mas também é motivo de apreensão. Tombado há 17 anos, a construção é absolutamente preservada por dentro e por fora, mas no seu exterior é alvo constante de atos de vandalismo como pichações ou pedras que são atiradas contra os belíssimos vitrais do prédio. Segundo a Senhora Valdelice, uma das administradoras da União Fraterna os atos de vandalismo trazem não só um grande prejuízo, como inúmeros transtornos para a entidade e seus funcionários e voluntários.

O imóvel, de estilo eclético, foi projetado e construído pelos arquitetos José Viandana, Ítalo Catalani e Ricieri Pinotti. Apesar de sua bela conservação, o imóvel precisa de alguns ajustes para seguir de acordo com a sua proposta de originalidade, mas esbarra na falta de recursos.

Segundo seu presidente, João Mantovani Filho, um excelente projeto de restauro foi realizado em 2005 pela arquiteta Fernanda Toledo de Mesquita. Aprovado pelo CONPRESP o projeto segue congelado pela falta de interessados em patrocinar.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page