Historia

A Sociedade Beneficente União Fraterna, foi instituída e assim denominada em 21/10/1925 com a fusão da Sociedade Ítalo Brasileira de Mutuo Socorro, fundada em 1907 e da Mutuo Socorro Centro Operário, fundada em 1922.  

A história da União Fraterna deriva das experiências do mutualismo italiano e de sua tradição associativa seja nos seus posicionamentos, divergências políticas, relação com os movimentos operários e com o mundo do trabalho em geral, tanto em seus aspectos organizativos de sociabilidades, lazer ou luta.

A União Fraterna, assim como outras associações de caráter mutualista, construíram em São Paulo uma identidade italiana multifacetada e caracterizada politicamente e foram, em sua constituição inicial,  a forma de expressão dessa classe em formação.

 

As associações mutualistas visavam, em síntese, prover os trabalhadores dos serviços e auxílios sociais que não eram prestados pelo poder público: auxilio durante falta de trabalho ou salário, bem como assistência médica e lazer além de terem poder reivindicatório.

 

A Sociedade Beneficente União Fraterna é uma Associação de Direito Privado e sem fins econômicos. De caráter filantrópico e assistencial, foi declarada de Utilidade Pública nos âmbitos Federal pelo Decreto nº 86.871 e Estadual pela Lei nº 8.178, pelos bons serviços prestados à coletividade, dentro de sua capacidade econômica, financeira e organizacional, sempre cumprindo de maneira rigorosa a sua meta institucional.

 

Localizado à Rua Guaicurus, nº 01/59 – no Bairro da Água Branca , São Paulo , o Edifício União Fraterna, projetado e construído pelos arquitetos José Viandana, Ítalo Catalani e Ricieri Pinotti, foi inaugurado em 16 de Junho de 1934, tombado pelo Patrimônio Histórico em 27/07/1994 e  encontra-se ainda em pleno funcionamento.

 

Mantêm, em seu acervo , documentos, correspondências, fotografias e livros históricos desde sua fundação sendo a maioria relativa  à história Lapeana.

 

 

 

Conforme o Artigo 55 do Estatuto Social, os cargos de Diretores e Conselheiros que respondem pela administração da Sociedade União Fraterna são exercidos pelos associados, sem qualquer tipo de remuneração, benefícios, vantagens sob qualquer forma, títulos ou pretextos e contamos atualmente, com 4 ( quatro) funcionários remunerados.

 

A UNIÃO FRATERNA Fraterna não faz discriminação de nacionalidade, raça, cor, sexo, credo religioso, partido político e condição social e no exercício de suas atividades institucionais e de acordo com suas possibilidades financeiras e organizacionais, tem atualmente por finalidade:

 

a) – Encaminhar os associados remidos remanescentes e pessoas carentes que solicitarem à consultas médicas e exames laboratoriais.  O atendimento se faz através de empresas especializadas, devidamente habilitadas e legalizadas no país, indispensáveis a preservação da saúde das pessoas assistidas e tudo de forma gratuita.

b) – Dedicar-se ás obras de promoção humana, beneficentes, filantrópica e de assistência social;

c) - Promover e desenvolver atividades recreativas, de lazer e cultural para os associados,

Terceira idade e a coletividade, tais como, bailes e demais eventos congêneres;

d) – Desenvolver e promover uma modalidade de ensino prático e ou profissionalizante,

para  os  associados,  seus  dependentes  e  a  coletividade  carente e necessitada, com  

objetivo de proporcionar aprendizado e a capacitação para trabalho;

 

Nossos serviços de atendimentos sociais e médicos gratuitos compreendem diversas áreas e especialidades, tais como: Clinico Geral, Alergologia,Cardiologia,  Oftalmologia,  Otorrinolaringologia,  Dermatologia, Geriatria,  Hematologia,  Neurologia,  Ortopedia,  Pediatria,  Pneumologia,  Oncologia, Psicologia,  Psiquiatria,  Ginecologia,  Reumatologia, Angeologia, Vascular,  Proctologia,  Mastologia,  Urologia.

 

Os Associados e   pessoas carentes  atendidas  pelos médicos, são encaminhadas  para fazer os exames necessários em  laboratórios  credenciados ou são acompanhados por clinicas de fisioterapia.

 

Dentre as obras de promoção humana, beneficente, filantrópica e de  assistência  social destacamos:

 

  • Promoção e desenvolvimento de atividades recreativas para seus associados, e para a coletividade e  sempre  buscando  a  diversificação na área de lazer e de entretenimento, tais como: Tricô, crochê, pintura em tecido e tai chi chuan voltado idosos . A  União  Fraterna, realiza mensalmente em seu salão social bailes para a melhor  Idade.

 

  • Parceria com escolas especializadas  promovendo cursos  para os associados , dependentes ,  pessoas carentes e para coletividade, da mesma forma totalmente gratuitos.

 

 

A União Fraterna foi agraciada com o titulo entre “As 10 Maravilhas da Lapa”, num concurso realizado no período de pelo Rotary Clube Lapa e Rotary Clube Alto da Lapa e com o apoio do Jornal da Gente.

ufdiretoriax

ufdiretoriax

uf1934x

uf1934x

Projeto de Restauro

O INSTITUTO CULTURAL ANASTASSIADIS E A SOCIEDADE BENEFICENTE UNIÃO FRATERNA FIRMARAM EM JUNHO DE 2013, QUINTA-FEIRA, 27, UM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO EM AÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E EDUCACIONAIS.

“Nosso objetivo é dinamizar as atividades culturais na Lapa e a União Fraterna tem uma presença física muito importante para a região e precisa de apoio para algumas questões que são nossa especialidade, como é o restauro de prédios”

EUDOXIOS ANASTASSIADIS

Presidente Instituto Anastassiadis

“Será uma longa caminhada e vamos caminhar juntos e fazer da União Fraterna realmente a porta de entrada da Lapa”

JOÃO MANTOVANI FILHO

Presidente da União Fraterna

Uma das primeiras providências a serem tomadas são as obras e implantação de itens de acessibilidade e em seguida serão feitas obras de restauro que valorizem a fachada e crie mais conforto em seu interior, para adaptar o prédio aos novos tempos e às novas demandas.

 

É histórica a parceria assinada entre os presidentes da Sociedade Beneficente União Fraterna, João Mantovani Filho, e do Instituto Anastassiadis, Eudóxios Stefanos Anastassiadis, no prédio da Rua Guaicurus, cartão postal de entrada da Lapa.

No documento, o Instituto se compromete a desenvolver a gestão administrativa de projetos nos âmbitos social, cultural e educacional em benefício das duas partes, da mesma forma a União Fraterna também se compromete a apoiar todas as iniciativas do instituto.

 

A parceria prevê a criação de um conselho gestor com representatividade tanto do instituto quanto da União Fraterna, para viabilizar a gestão de forma conjunta para atingir metas para o restauro do imóvel tombado pelo patrimônio histórico da cidade.  Aliás uma das grandes dificuldades encontradas pelo presidente da União Fraterna foi viabilizar o alto valor necessário ao restauro do prédio, projetado pelos arquitetos José Viandana, Ítalo Catalani e Ricieri Pinotti, e construído na década de 30.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom