top of page

Sobre

Edifício da União Fraterna: Uma Viagem ao Passado e ao Presente

A esquina das ruas Guaicurus e Faustolo, na Lapa, São Paulo, guarda um tesouro histórico: o Edifício da Sociedade Beneficente União Fraterna. Erguido a partir de 1932 pelos arquitetos José Viandana, Ítalo Catalani e Ricieri Pinotti, esse ícone eclético e barroco carrega consigo não apenas a arquitetura de outra época, mas também as histórias que moldaram a União Fraterna ao longo dos anos. Foi inaugurado em 16 de Junho de 1934, tombado pelo Patrimônio Histórico

em 1994 e  encontra-se ainda em pleno funcionamento.

O Início: A União Fraterna nasceu em 1925, resultado da fusão da Sociedade Ítalo Brasileira de Mútuo Socorro (1907) e do Mútuo Socorro Centro Operário (1922). Desde então, o edifício tornou-se o epicentro das atividades da União Fraterna, uma sociedade beneficente dedicada a oferecer assistência médica, odontológica e previdenciária aos associados.

Construção e Diversidade Arquitetônica: A construção começou em 1932, marcando o início de uma jornada que perdura até hoje. Seu estilo eclético tardio destaca-se em meio à arquitetura modernista predominante na época. Preservando características originais, como alvenaria de tijolos, telhas de barro e portas de madeira, o edifício reflete a riqueza histórica da região.

Tombamento e Significado Cultural: Em 1994, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) tombou o edifício, reconhecendo sua importância na preservação da história das sociedades mutualistas e imigrantes italianos. A União Fraterna destaca-se como um dos poucos edifícios antigos plenamente funcionais na região da Lapa.

Atualidade e Desafios: Apesar do estado de conservação do projeto arquitetônico, a fachada do edifício enfrenta desafios com pichações e vidros quebrados. Em 2014, o projeto de restauração finalizado. No entanto, a manutenção conta com captação de recursos de pessoas físicas e jurídicas.

Palco do Cinema: O salão nobre da União Fraterna, imponente palco de bailes e jantares dançantes, recebeu destaque no filme "Chega de Saudade" (2008), dirigido por Laís Bodanzky. Além de preservar tradições, a União Fraterna oferece cursos para a comunidade da Terceira Idade, resgatando a memória dos tempos áureos.

Perspectivas Futuras: Hoje, além de suas atividades filantrópicas, a União Fraterna aluga seus espaços para eventos, mantendo viva a tradição de bailes, festas e eventos culturais.

O Edifício da União Fraterna não é apenas um marco arquitetônico; é um testemunho vivo da generosidade, da diversidade cultural e do compromisso comunitário que permeiam sua história. Uma visita a esse patrimônio é mais do que uma jornada ao passado; é uma imersão em uma narrativa viva, onde o ontem e o hoje convergem em um abraço atemporal.

A Sociedade Beneficente União Fraterna é uma Associação de Direito Privado e sem fins econômicos. De caráter filantrópico e assistencial, foi declarada de Utilidade Pública nos âmbitos Federal pelo Decreto nº 86.871 e Estadual pela Lei nº 8.178, pelos bons serviços prestados à coletividade, dentro de sua capacidade econômica, financeira e organizacional, sempre cumprindo de maneira rigorosa a sua meta institucional.

 A União Fraterna foi agraciada com o titulo entre “As 10 Maravilhas da Lapa”:

SOBRE
união_fraterna_edited.jpg
Espaço para Eventos

Traga seu evento para o nosso salão!

Celebrações, casamentos, debutantes, formaturas, bailes e baladas, eventos temáticos, aniversários, reuniões corporativas e muito mais.

Atividades e Baile

Venha participar dos Bailes da União Fraterna, desde 1925 um dos bailes mais tradicionais de São Paulo.

Oferecemos o salão para atividades culturais.

 

Toda divulgação é feita nos stories do Facebook e do Instagram Siga-nos.

Serviços

União Fraterna dedica-se às obras de promoção humana, beneficentes, filantrópica e de assistência social.

 

Em breve promoveremos atividades recreativas, de lazer e cultural para os associados e comunidade.

Faça seu evento no edifício mais glamouroso da cidade de São Paulo, com sua arquitetura Italiana tombado pelo Patrimônio Histórico.

 

Espaço ideal para Casamentos, Debutantes, Formaturas, Eventos Temáticos, Aniversários, Ensaios Fotográficos e alocação de set de filmagem.

 

Atendemos eventos corporativos.

Entre em contato.

 

SERVIÇOS

CONTATO

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

União Fraterna | Salão de Festas | Espaço para Eventos
R. Guaicurus, 27 - Água Branca, São Paulo - SP, 05033-000
Telefone: (11) 3672-0358

E-mail: adm@uniaofraterna.org.br

  • Facebook
  • Instagram
CONTATO
bottom of page