Nossa História

SONY DSC

A história da União Fraterna deriva das experiências do mutualismo italiano e de sua tradição associativa seja nos seus posicionamentos, divergências políticas, relação com os movimentos operários e com o mundo do trabalho em geral, tanto em seus aspectos organizativos de sociabilidades, lazer ou luta.

A União Fraterna, assim como outras associações de caráter mutualista, construíram em São Paulo uma identidade italiana multifacetada e caracterizada politicamente e foram, em sua constituição inicial,  a forma de expressão dessa classe em formação.

As associações mutualistas visavam, em síntese, prover os trabalhadores dos serviços e auxílios sociais que não eram prestados pelo poder público: auxilio durante falta de trabalho ou salário, bem como assistência médica e lazer além de terem poder reivindicatório.

SONY DSC

A Sociedade Beneficente União Fraterna é uma Associação de Direito Privado e sem fins econômicos. De caráter filantrópico e assistencial, foi declarada de Utilidade Pública nos âmbitos Federal pelo Decreto nº 86.871 e Estadual pela Lei nº 8.178, pelos bons serviços prestados à coletividade, dentro de sua capacidade econômica, financeira e organizacional, sempre cumprindo de maneira rigorosa a sua meta institucional.

Localizado à Rua Guaicurus, nº 01/59 – no Bairro da Água Branca , São Paulo , o Edifício União Fraterna, projetado e construído pelos arquitetos José Viandana, Ítalo Catalani e Ricieri Pinotti, foi inaugurado em 16 de Junho de 1934, tombado pelo Patrimônio Histórico em 27/07/1994 e  encontra-se ainda em pleno funcionamento.

Mantêm, em seu acervo , documentos, correspondências, fotografias e livros históricos desde sua fundação sendo a maioria relativa  à história Lapeana.

SONY DSC

Conforme o Artigo 55 do Estatuto Social, os cargos de Diretores e Conselheiros que respondem pela administração da Sociedade União Fraterna são exercidos pelos associados, sem qualquer tipo de remuneração, benefícios, vantagens sob qualquer forma, títulos ou pretextos e contamos atualmente, com 4 ( quatro) funcionários remunerados.

A UNIÃO FRATERNA Fraterna não faz discriminação de nacionalidade, raça, cor, sexo, credo religioso, partido político e condição social e no exercício de suas atividades institucionais e de acordo com suas possibilidades financeiras e organizacionais, tem atualmente por finalidade:

a) – Encaminhar os associados remidos remanescentes e pessoas carentes que solicitarem à consultas médicas e exames laboratoriais.  O atendimento se faz através de empresas especializadas, devidamente habilitadas e legalizadas no país, indispensáveis a preservação da saúde das pessoas assistidas e tudo de forma gratuita.

b) – Dedicar-se ás obras de promoção humana, beneficentes, filantrópica e de assistência social;

c) – Promover e desenvolver atividades recreativas, de lazer e cultural para os associados, Terceira idade e a coletividade, tais como, bailes e demais eventos congêneres;

d) – Desenvolver e promover uma modalidade de ensino prático e ou profissionalizante, para  os  associados,  seus  dependentes  e  a  coletividade  carente e necessitada, com objetivo de proporcionar aprendizado e a capacitação para trabalho;

SONY DSC

 

Nossos serviços de atendimentos sociais e médicos gratuitos compreendem diversas áreas e especialidades, tais como: Clinico Geral, Alergologia,Cardiologia,  Oftalmologia,  Otorrinolaringologia,  Dermatologia, Geriatria,  Hematologia,  Neurologia,  Ortopedia,  Pediatria,  Pneumologia,  Oncologia, Psicologia,  Psiquiatria,  Ginecologia,  Reumatologia, Angeologia, Vascular,  Proctologia,  Mastologia,  Urologia. 

Os Associados e pessoas carentes  atendidas  pelos médicos, são encaminhadas  para fazer os exames necessários em  laboratórios  credenciados ou são acompanhados por clinicas de fisioterapia.

Dentre as obras de promoção humana, beneficente, filantrópica e de  assistência  social destacamos:

  • Promoção e desenvolvimento de atividades recreativas para seus associados, e para a coletividade e  sempre  buscando  a  diversificação na área de lazer e de entretenimento, tais como: Tricô, crochê, pintura em tecido e tai chi chuan voltado idosos . A  União  Fraterna, realiza mensalmente em seu salão social bailes para a melhor  Idade.
  • Parceria com escolas especializadas  promovendo cursos  para os associados , dependentes ,  pessoas carentes e para coletividade, da mesma forma totalmente gratuitos.

A União Fraterna foi agraciada com o titulo entre “As 10 Maravilhas da Lapa”, num concurso realizado no período de pelo Rotary Clube Lapa e Rotary Clube Alto da Lapa e com o apoio do Jornal da Gente.

SONY DSC

Texto adaptado por Rosa Marina Zanfelici.

Fontes: Estatuto Social da Sociedade Beneficente União Fraterna

História do Trabalho e dos Trabalhos – Luigi Biondi – Unifesp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *